A Administração Nacional de Segurança Rodoviária dos Estados Unidos (NHTSA) está propondo uma nova regra para melhorar a segurança dos pedestres em colisões com veículos, focando especialmente em caminhonetes e SUVs vendidos no país.
+Volkswagen revive clássico dos anos 90 no ID.3 GTX Fire+Ice com bancos que parecem jaquetas
+Dodge Hornet entra no Nitrocross com poderoso carro de rally elétrico de 1072 CV
O objetivo é reduzir as fatalidades de pedestres, que aumentaram 33% nos últimos 20 anos, apesar da diminuição das mortes dentro dos carros. A regra proposta inclui novos padrões de colisão para mitigar lesões na cabeça dos pedestres, abordando aspectos como o design dos capôs e a possibilidade de considerar grades e para-choques em veículos maiores.
O documento de mais de 230 páginas detalha diretrizes para a estrutura dos capôs e para-lamas dos veículos, visando reduzir o impacto na cabeça dos pedestres. A regra prevê testes com cabeças de tamanhos diferentes para avaliar como os veículos podem proteger melhor os pedestres em colisões frontais.
A NHTSA destaca que é essencial melhorar essas estruturas para aumentar a sobrevivência em acidentes. Nos últimos anos, caminhões e SUVs têm sido criticados por seus grandes para-choques frontais, que aumentam o risco de ferimentos aos pedestres e reduzem a visibilidade para os motoristas.
O Instituto de Seguros para Segurança Rodoviária dos EUA (IIHS) também identificou riscos em veículos de médio porte com frentes planas e rombas. A proposta de regra está em fase de avaliação pública por 60 dias e busca criar veículos mais seguros para todos.
Fonte: Motor1.com | Fotos: Unsplash | Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial